Os perigos da rede Wi-Fi pública e as vantagens da VPN

A maioria dos lugares públicos possuem internet aberta, como shoppings, bares, aeroportos e qualquer loja com um serviço de qualidade. É uma comodidade que se tornou quase obrigatória nos dias de hoje. Estamos completamente dependentes da facilidade que é uma rede wi-fi.

Mas pode ser perigoso acessar redes wi-fis públicas, principalmente em lugares com uma grande afluência de pessoas. O elemento que pode transformar a vida de qualquer um em uma dor de cabeça é, obviamente, o hacker, que tem como intenção roubar as informações pessoais dos usuários.

O método de ataque mais comum que eles realizam numa rede de internet aberta, ou wi-fi pública, é o Man-In-The-Middle. Também conhecido por MITM, é relativamente fácil de ser aplicado e muita gente nem percebe que caiu no golpe.

O que é um ataque tipo Man-In-The-Middle

O hacker simplesmente cria uma rede wi-fi com o mesmo nome da rede aberta oficial, e ao acessar esta rede por engano, o usuário inadvertidamente está fornecendo todos os dados que digita ao invasor. Senhas, email, cartão de crédito, … Nada está protegido quando um hacker está entre o utilizador e o servidor.

A importância da VPN

É aí que entra a VPN, ou a Rede Privada Virtual. Você sabe o que é VPN? É uma rede protegida que é criada entre o usuário e o servidor; como um colete à prova de balas. Neste caso à prova de hackers e malwares.

Com a VPN, mesmo que a pessoa tenha acessado a rede wi-fi falsa sem querer, os dados digitados não são visíveis ao hacker.

Atenção às VPNs gratuitas porque estas, na verdade, vendem os dados dos utilizadores para publicidade; então não são tão anônimas assim como parecem. Outra desvantagem de uma Rede Privada Virtual gratuita é a velocidade da conexão que é prejudicada.

Para empresas de grande porte, um aplicativo VPN já é utilizado diariamente e há vários anos. Como os ataques informáticos passaram a ser mais elaborados, se faz necessário ter esse aplicativo também nos celulares e computadores pessoais para evitar a perda de documentos, senhas, fotos, vídeos, e tudo mais que é importante para os utilizadores.

Qual o mais vulnerável? Celular, tablet ou computador

Os perigos da rede Wi-Fi pública e as vantagens da VPNTemos aqui alguns dispositivos com finalidades diferentes. Se para uma pessoa, o mais importante é ter o material do trabalho seguro, então o computador é o aparelho mais importante para ela. Se as fotos pessoais são os arquivos que um indivíduo tem mais medo de perder, então o celular seria a resposta. A verdade é que os tablets são utilizados mais para jogos do que qualquer outra coisa, hoje em dia.

O mais vulnerável de todos é, sem dúvida, o celular smartphone, e principalmente com o sistema operativo Android, porque a única coisa que as pessoas não fazem no celular é trabalhar. A maioria das pessoas acessa o banco online pelo celular e as fotos ninguém mais passa para o computador, até porque o próprio smartphone já possui aplicativos de edição de fotos. Os dados do cartão de crédito também já estão salvos em vários aplicativos que o celular possui.

É fundamental manter o celular protegido quando for acessar qualquer wi-fi gratuita; o que é grátis pode sair muito caro no final das contas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.