Skip to content

Como fazer vídeos profissionais com seu Smartphone

10 de maio de 2016
Como-fazer-videos-profissionais-com-seu-Smartphone

O smartphone é um aparelho super versátil, usado para fazer vídeos com alta qualidade. Desde vídeos para negócios, videoclipes musicais, vídeos para o Youtube, vídeos de festas de aniversário ou algum evento familiar, pois, hoje em dia, todo mundo quer filmar alguma coisa.
Mas o que é preciso para se fazer vídeos profissionais usando a câmera do seu smartphone? Ora, para isso basta-se utilizar técnicas de filmagem, alguns aplicativos e se preparar para fazer seus vídeos com qualidade.
As dicas a seguir são excelentes para quem quer fazer vídeos com o smartphone Android ou com iPhone, são boas até mesmo para quem quer fazer vídeos para o Youtube. Essas técnicas são usadas tanto por quem faz vídeos com o celular quanto por quem usa uma câmera profissional.

 

    • Iluminação

A iluminação é um dos itens mais importantes para se fazer bons vídeos com seu smartphone, ela pode tanto melhorar a qualidade do local, quanto degradar tudo, se realizada da maneira errada.
Uma dica interessante é fazer as filmagens durante o dia e usar um rebatedor. Um rebatedor é uma espécie de espelho, você pode usá-lo para refletir os raios do Sol para um local específico onde se precise de mais luz.
Caso seja noite, você poderá usar lâmpadas para iluminar o local, (de preferência as lâmpadas de LED), caso esteja dentro de um ambiente. Existem equipamentos específicos para iluminação que vale a pena você dar uma olhada.
Tome cuidado para não exceder o limite de iluminação e seu celular acabar ficando com a imagem muito branca.

    • Filmagem sem foco automático

Para evitar que ocorram erros inesperados durante a gravação do seu vídeo com o smartphone, desabilite o foco automático, caso contrário sua filmagem poderá ser estragada, pois o aparelho ficará focando em momentos não desejados.

    • Não se esqueça do áudio

Se pretende fazer vídeos com qualidade profissional no seu smartphone, não poderá se esquecer do áudio.
Sabemos que o microfone do smartphone não é muito bom, por isso que a dica aqui é usar um microfone de lapela. Para isso utilize um adaptador para seu smartphone, assim você pode usar um lapela e captar melhor o áudio.
Outra dica para captar melhor o áudio é usar um gravador portátil enquanto faz o vídeo, deixe-o próximo da fonte sonora, depois é somente editar e juntar tudo.

    • Suporte para o smartphone

Nada mais trágico do que vídeos tremidos, sem estabilização. Usar um suporte para o seu smartphone, quando for fazer vídeos, é muito importante para manter a estabilização da imagem e não ter dores de cabeça depois durante a edição, e até mesmo não conseguir dar um jeito no problema. Existem muitas opções de suporte para tripé no mercado, que são específicos para o seu aparelho.

    • Aplicativos para edição de vídeos no Smartphone

Seja para aplicar um filtro, fazer alguns cortes no vídeo, melhorar o contraste ou adicionar efeitos, os aplicativos para edição de vídeo no smartphone são essências para se fazer vídeos com o celular de maneira profissional.
Para quem usa o iPhone, bons editores de vídeos são o Magistro Editor e o iMovie; para quem usa Android vale a pena dar uma conferida no Kinemaster e VivaVideo.