Skip to content

Saiba como liberar memória do smartphone rapidamente

13 de abril de 2016

Apesar dos aparelhos smartphones atuais terem um processamento rápido e um bom desempenho, alguns modelos tendem a dar alguns problemas de travamento, apresentarem lentidão durante algum jogo, filmagem ou uso de aplicativo.

Para te ajudar a amenizarem esse problema, as dicas de hoje vão te possibilitar liberar memória do smartphone e alcançar um melhor desempenho do seu aparelho, deixando seu smartphone mais rápido.

As dicas são para usuários de smartphones com Android e Windows Phone.

Como liberar memória do smartphone Android

liberar memória androidDesativando aplicativos

A primeira coisa a se fazer é desativar os aplicativos que não estão em uso. Muitas das vezes esse aplicativos ficam rodando no smartphone e consumindo memória RAM sem nem nos darmos conta.

Para desativar os aplicativos que não estão em uso basta ir em: Configurar ou Configurações > Dispositivos > Aplicações ou Aplicativos. Lá você poderá escolher o aplicativo que deseja desativar. Tome cuidado ao desativar aplicativos nativos do seu smartphone! Pois o aparelho pode presentar problemas de instabilidade.

Limpeza de cache do smartphone

Quando você utiliza alguns aplicativos no seu smartphone eles acabam por deixar arquivos armazenados nele, e conforme você for utilizando mais e mais aplicativos eles vão acumulando esses arquivos temporários. Mas, utilizando uma ferramenta disponível no próprio smartphone Android, é possível excluir esse cache.

O caminho é simples: Configurações > Dispositivos > Aplicativos, clique no aplicativo e escolha “Limpar cache”, selecione “Ok”.

Atenção!! Logo acima de “Limpar cache” existe a opção “Limpar dados”, tome cuidado para não selecionar esta opção, pois ela apaga tudo do aplicativo. No caso de jogos, pode apagar todo o seu progresso nele. Cuidado.

Como liberar memória do Windows Phone

liberar memória windows phoneExcluindo arquivos temporários

Apesar de parecer complicado, liberar a memória do smartphone com Windows Phone é possível e bem simples.

Quase semelhante ao Android, no Windows Phone vá em: Configurações > Verificação de espaço > espere até carregar todo o volume de arquivos, isso pode demorar alguns segundos ou minutos, dependo de cada aparelho ou espaço disponível.

Depois de carregar e for calculado o volume de arquivos, passe o dedo da direita para a esquerda sobre o nome “Verificação de espaço”, vi aparecer uma tela com nome “detalhes”, vá até arquivos temporários e clique em “Limpar”.

O Windows Phone tem um sistema que elimina os aplicativos temporários após o uso, mas quando você quiser pode fazer isso também.

Desabitando a execução em segundo plano

De uma forma mais eficiente que no Android, a função que desativa a execução de aplicativos no segundo plano do Windows Phone ajuda a deixa-lo mais rápido.

Para desabilitar os aplicativos em segundo plano, basta ir em: Configurações > Sistema > Economia de bateria, passe o dedo na tela da esquerda para a direita, vai parecer uma tela escrito “Uso”, nela você deverá escolher o aplicativo que quer desabilitar de rodar em segundo plano.

Para habilitar o aplicativo novamente basta ir no local onde ele está e abri-lo.