De volta ao tribunal! Samsung e Apple retomam sua guerra de patentes

Samsung e Apple voltaram a se enfrentar no tribunal. Como já sabemos, a Apple abriu uma acusação contra a sul-coreana, alegando violação de patentes.

Samsung e Apple violação de patentes

Na última sexta-feira (07 de outubro), Samsung e Apple voltaram a se enfrentar no tribunal. Como muitos já sabemos, a Apple abriu uma acusação contra a sul-coreana, alegando violação de patentes.

Tudo começou quando a Apple acusou a Samsung de ter plagiado o iPhone e também o iPad, e desse momento em diante a troca de acusações entre ambas não parou. Tal caso já está em processo há mais de 5 anos, sendo retomado novamente agora e, ao que parece, a Apple é quem levará vantagem da situação.

No momento as duas empresas enfrentam uma situação financeira nada agradável: por um lado a Samsung tenta resolver o problema com seu Galaxy Note explosivo (tendo que suspender a produção do aparelho), por outro lado a Apple tem problemas fiscais na União Europeia com multa de até U$S 15 bilhões por sonegação de impostos.

Samsung e Apple: O retorno ao tribunal

Durante o julgamento que aconteceu no dia 07 deste mês, foi determinado pelo Tribunal de Apelação dos Estados Unidos que duas patentes, relacionadas ao design de smartphones da Apple, teriam sido plagiadas pela Samsung, como o deslizar da tela para desbloqueio, por exemplo, e que uma terceira patente também teria sido violada pela sul-coreana.

O próximo julgamento deverá acontecer nesta terça-feira (11 de outubro), ambas deverão contar sua versão e apresentar suas provas.

Caso a Apple leve a melhor, a justiça dos Estados Unidos deverá estipular o valor a ser pago pela Samsung à Apple, por conta de violação de patente (cópia, plágio…). Segundo a legislação norte americana, o valor a ser pago poderá ser de U$S 399,00 milhões, ou seja, aproximadamente de 1,2 bilhões, que seria valor ganho pela Samsung com a venda dos aparelhos.

Mas as vantagens não foram todas para a maçã, o tribunal ainda condenou a Apple de ter violado uma patente da Samsung relacionada a fotos, o valor de indenização seria de aproximadamente U$S 158.400,00.

As duas empresas tem aliados de peso como Google, Dell, Lenovo e HP (do lado da Samsung), e a Apple conta com dezenas de designers.  A Suprema Corte dos Estados Unidos deverá realizar uma análise de patentes dos aparelhos de ambas as marcas para confirmar se houve um não uma violão de patente ou mesmo marcar uma nova audiência.

Essa é a primeira vez, em mais de 120 anos, que uma disputa de patentes chegou ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos.

Fontes: Digital Trends, BloomBerg e csmonitor.com

 

Leia mais:

Autor: Smartphones Tops

Olá caros amigos leitores, tenho 23 anos, moro no Paraná. Sou apaixonado por tecnologias e programação. Com muitos projetos e sonhos para ser realizados. Obrigado pela sua visita!!