Como proteger celular contra vírus: 5 dicas úteis

Aprenda como proteger celular contra vírus, esses invasores insanos que pode acessar suas senhas pessoais, apagar seu sistema e até mesmo roubar seus dados bancários.

proteger celular

Aprenda como proteger celular contra vírus, esses invasores insanos que pode acessar suas senhas pessoais, apagar seu sistema e até mesmo roubar seus dados bancários.

O que são vírus?

Os vírus estão presente em abundancia na internet, seja num aplicativo que você baixa, no download de músicas ou até mesmo quando você navega por um site.

Vírus são programas com más intenções, seja roubar seus dados, senhas, descobrir sua localização, infectar seu dispositivo e fazer com que ele tenha muitos problemas de funcionalidade ou mesmo apagar seus dados.

Eles podem se propagar e chegar ao ponto de deixar seu celular inutilizável até que se remova o mesmo. Em alguns casos o vírus pode até consumir seus créditos.

Como um celular é infectado por vírus? proteger seu celular contra virus

Existem várias formas de um celular ser infectado por vírus: mensagens com links suspeitos, downloads de aplicativos pirateados, aplicativos gratuitos em sites desconhecidos ou mesmo conhecidos (links compartilhados), telas informando que seu celular está infectado e que você deve clicar para remover o vírus (então você clica e é aí que ele é realmente infectado).
Por isso é importante aprender como proteger celular contra vírus.

Como proteger celular contra vírus? Veja 5 dicas úteis

1 – Faça download de aplicativos apenas na loja oficial para o seu sistema (Android, IOS ou Windows Phone). E veja se o app é mesmo o oficial. Evite também baixar aplicativos que não sejam os oficiais do seu banco, você corre o risco de ter sua conta bancária invadida.
Veja também os comentários de quem já baixou o app, assim você garante que ele está livre de vírus.

2 – Use antivírus de uma empresa confiável, evite usar antivírus baratos ou pirateados (isso é um grave erro e você core um sério risco de ter seu aparelho infectado). E mesmo o iPhone sendo um aparelho que, segundo a Apple, nunca será infectado por vírus, é bom prevenir.

3 – Um dica importante para aprender como proteger celular contra vírus é nunca abrir e-mails de remetentes que você não conheça, nem clicar para abrir arquivos que estejam em anexo no e-mail suspeito, seu celular pode ser infectado por um ou mais vírus e esse tipo de vírus pode invadir seu e-mail e roubar dados pessoais ou contatos.
Em alguns casos, esse vírus acaba mostrando como remetente o seu próprio endereço de e-mail.

4 – Quando estiver usando um aplicativo ou navegando num site, jamais clique em banners que dizem que seu celular está “infectado por vírus” e que para saber como como proteger seu celular contra vírus basta clicar nele. Em muitos casos, são links que instalam vírus no seu dispositivo se você clicar.

5 –  Tome cuidado quando for usar um cartão de memória de um amigo ou mesmo usar o seu num outro celular, ele pode conter vírus e acabar infectando seu aparelho.

Leia mais:

Autor: Rosivaldo Dias

Meu nome é Rosivaldo 26 anos, nasci na Bahia atualmente vivo em Vitória-ES sou apaixonado por tecnologia e ciências busco sempre aprender novas coisas afim de aumentar meus conhecimentos e esforço-me para colocar os em pratica sempre.